É preciso falar duas coisas sobre o mais recente disco do Leoni: a primeira é que ele foi todo feito em crowdfunding e a segunda é o quanto perdemos quando ele saiu do Kid Abelha.
A primeira é simples e demonstra pra onde caminha toda a indústria do entretenimento. Cada vez mais existem produções mais intimistas, personalíssimas, que dependem única e exclusivamente do desejo dos seus fãs. Evolução natural das mídias? Não, pura e simples necessidade, diminuição dos gastos das gravadoras e fim da era das vendas maciças de álbuns. Tiveram que se adaptar e esse foi o melhor caminho encontrado.
Já sobre a segunda há muito mais polêmica. Sempre que falo de Kid e Leoni um amigo diz que ele foi importante "mas nem tanto". Já eu afirmo que entre 80 e 90% das músicas de sucesso do Kid foram feitas por ele e que, mesmo com um álbum pós-Leoni muito bom e um acústico antológico, a banda foi se tornando um cover de si mesmo, presa a imensa superioridade do período em que o carioca ainda compunha a banda.
É fato que "Notícias de Mim" carrega tudo que Leoni trouxe do Kid, tudo que seus fãs esperam dele e tudo que ele poderia ter feito se ainda tivesse na banda. Há um certo prazer doloroso em ouvir o disco que, embora excelente, remeta a realidades que não se concretizaram.
Em músicas como a faixa-título, "Amor Real" (em parceria com Sérgio Britto) e "Pequeno Labirinto" (com Zélia Duncan), Leoni nos remete a um mundo ideal onde você ainda iria comprar o LP do Kid Abelha, em 2016, com ele e os outros na capa. O álbum é, por si, uma vitória dos fãs e do próprio Leoni. Como esquecer do seu brilhantismo ao escrever com versos como estes, em "Nos Olhos Dela"?
Leoni conseguiu algo realmente notável: materializar uma realidade alternativa e nos dizer "tá tudo bem".
Da porta da cozinha ela falou:
"Seus olhos não me enganam, você sabe."
Olhei pro chão por falta de coragem
Nos olhos dela a música acabou
Eu disse: "não foi nada". Ela chorou
Abismo entre palavra e pensamento
Às vezes um segundo é muito tempo nos olhos dela a música acabou
Nenhum comentário:
Postar um comentário